FALSOS CONCEITOS DE WICCA

09:33 Escola Flor da Vida 0 Comments


Desmistificando as idéias irreais que as pessoas têm dos praticantes da wicca, então, para evitar qualquer tipo de confusão,alguns itens esclarecedores:

A Wicca  não acredita nem adora o que a igreja Cristã conhece como Diabo, Satã ou Demônio;
 Wiccanos não sacrificam  humanos ou animais em seus ritos;
 Os Wiccanos não renunciam formalmente ao Deus Cristão, apenas acreditam em outros aspectos do divino;
 Wiccanos não odeiam ou desprezam os cristãos, a Bíblia, Jesus Cristo;
 Na Wicca o abuso de drogas e orgias sexuais não são encorajados durante os ritos wiccanos privados ou públicos,
 Wiccanos não são sexualmente anticonvencionais (embora o respeito à diversidade, inclusive a sexual, seja um valor importante para eles);
(Ainda que possam existir indivíduos ou grupos ligados à Wicca que façam uso de tais práticas, essa postura não é oficial ou ideológicamente incentivada pela Wicca ou sua prática)
 Todos os wiccanos são pagãos, mas nem todos os pagãos são wiccanos
 Todos os wiccanos são bruxos, mas nem todos os bruxos são wiccanos .

SUAS CRENÇAS

Os Wiccans crêen que cada um deve cultuar a Deusa à sua própria maneira. Sem nenhuma imposição ou lei escrita. Existe, porém, alguns pontos em comum entre praticamente quase todas as tradições existentes :
 Crêem na magia;
 Convicção na reencarnação;
 Consciência em relação à cidadania e preservação ambiental;
 Repúdio por qualquer tipo de preconceito;
 Incentivo à igualdade de gênero - apesar das práticas religiosas wiccanas focarem o aspecto feminino (matriocentrismo), homens e mulheres são consideradas forças complementares.
 Ligação da vida dos praticantes com a sincronia da Terra, essa reverência se expressa mediante  rituais cuja liturgia celebra as mudanças das estações do ano.

A Terra é cultuada pelos Wiccanos como uma manifestação da Deusa e do Deus, e a natureza é o conjunto de processos e maravilhas da Terra sobre os quais o homem não exerce controle. Uma vez que a natureza e o nosso planeta são relacionados à Deusa e ao Deus, ambos são sagrados.

0 comentários: