Os golfinhos são pessoas “não-humanas”

10:53 Escola Flor da Vida 0 Comments


……“O golfinho foi declarado a segunda criatura mais inteligente do planeta após os seres humanos, e os cientistas sugerem que estes seres são tão brilhantes que devem ser tratados como “pessoas não humanas”. Estudos sobre o comportamento dos golfinhos relevaram a similitude de suas comunicações à dos seres humanos, ultrapassando à dos chimpanzés.”

……O sistema de localização dos golfinhos chama-se Sistema de Eco-localização, e funciona como um radar, embora seja muito mais eficiente.
……Através deste sistema, os golfinhos emitem sons em forma de ‘cliques’ dentro dos seus sacos nasais que estão situados atrás da nuca. A nuca atua como se fosse uma lente que foca o som em um feixe e projeta-o à frente do golfinho.
……Ao atingir um objeto, o som forma uma onda de energia chamada “eco” que retorna para o golfinho e é captado aparentemente através do maxilar inferior, que o transmite ao ouvido médio e posteriormente ao cérebro.
……Quando o eco é recebido, o golfinho gera outro e o lapso temporal entre os sons e ecos permitem calcular não só a distância do objeto, mas também o tamanho e densidade, de forma que pelo Sistema de Eco-localização os golfinhos mapeiam tudo ao seu redor, distinguindo as formas e distâncias e localizando os cardumes de peixes para alimentação.
 
 
……A freqüência desses ‘cliques’ ou sons emitidos para a localização é mais alta que a dos sons usados para comunicações e difere de espécie para espécie.
……Golfinhos podem localizar o que procuram mesmo em um ambiente com ruído, podem se comunicar entre si e ao mesmo tempo usar o Sistema de Eco-localização e podem, ainda, localizar diferentes objetos simultaneamente, fatores que superam a capacidade dos sonares até hoje inventados pelo homem.
……Outra particularidade do sonar dos golfinhos é que lhes permite determinar as reações internas de outros golfinhos, humanos, peixes, etc. Isto equivale a dizer que os golfinhos sabem como se sentem os seres que estão à sua volta, porque eles podem sentir o que os outros sentem como medo, amor, etc. Se nós tivéssemos esta capacidade, provavelmente ninguém poderia nos enganar.
……Os golfinhos também conseguem saber se alguém ou algum outro ser está ferido através do sonar. Um caso real que impressionou a todos foi o de uma senhora que se encontrava em uma piscina sozinha brincando com os golfinhos e era continuamente empurrada por eles para fora da água. Ela desistiu de ficar na piscina e foi para junto das outras pessoas. Alguns minutos mais tarde, começou a sentir fortes dores e no hospital, descobriu que estava com hemorragia interna, fato este que provavelmente os golfinhos perceberam e como não havia ninguém próximo à piscina, a impediram de permanecer ali, salvando-lhe a vida.
Para os cientistas e pesquisadores,
não há dúvidas de que os golfinhos “falam“.
 
 
……Os cientistas que convivem e estudam os golfinhos afirmam que eles são capazes de se comunicar entre si por um sistema de linguagem muito parecido com o dos seres humanos e criam palavras e frases.
……É certamente uma comunicação auditiva, por meio da emissão e audição de sons. Esta comunicação possui regras e serve para organizar os golfinhos socialmente exatamente como ocorre com os humanos.
……Até hoje, a equipe que mais avançou em seus estudos sobre os golfinhos foi a do Instituto de Morfologia Evolutiva e Ecologia dos Animais da Academia de Ciências da Rússia. Pesquisadores comandados pelo cientista Vladimir Markov, depois de um longo estudo em Karadag, no Arzebaijão, onde vivem muitos golfinhos, publicaram um trabalho em que anunciam a existência do “golfinhês“.
……Os pesquisadores russos observaram que a linguagem dos golfinhos é um sistema aberto composto por cinqüenta e um sons de impulsão vocal e nove tipos de assobios tonais, que comporiam um possível alfabeto próprio da espécie.
……De acordo com Markov, os golfinhos são capazes de compor frases e palavras regidas por leis semelhantes às da sintaxe humana.
O sistema de comunicação dos golfinhos é bastante complexo.
 
 
……Para se comunicar entre si, os golfinhos produzem sons de vocalização distintos. Esses sons, também chamados de assobios, são produzidos nas freqüências raras entre 5 e 20kHz com duração de um segundo.
……Além disso, possuem a habilidade de imitar sons. Por isso, alguns especialistas afirmam que a habilidade de comunicação e expressão dos golfinhos é mais desenvolvida do que aquela apresentada por alguns pássaros e primatas.
……Diversas pesquisas sobre a comunicação entre golfinhos constataram que são capazes de reconhecer individualmente os membros de seu grupo através de um assobio emitido por eles, que é peculiar a cada indivíduo como se fosse uma “assinatura” pessoal.
……O sistema de linguagem por assobios é dez vezes mais rápido e a freqüência é dez vezes mais alta que a da fala humana. Isso significa que para os golfinhos nós falamos muito devagar.
……Inúmeros são os estudos realizados sobre o sistema de comunicação dos golfinhos e sua inteligência. Diversos são os fatores que definem o que é “inteligência”, sendo o fator principal a habilidade de se comunicar. E isso os golfinhos provaram que são capazes de fazer com excelência!
……A maioria das experiências demonstra que os golfinhos, assim como os seres humanos, apresentam uma memória auditiva bastante desenvolvida, com grande capacidade para imitação (vocal e gestual) e aprendizado através da observação, além da grande capacidade de formar, generalizar e aprender regras de aprendizagem com símbolos. Seriam então os golfinhos tão inteligentes quanto os seres humanos?
……Os pesquisadores constataram, inclusive, que um golfinho pode reter e transmitir informações a outro. Esses testes foram realizados em grandes tanques. Ao nadar pelo tanque, um golfinho descobria que em determinado lugar dentro de uma caixa bem fechada (para não ser guiado pelo olfato) havia alimento. Após passar para um segundo tanque, permanecia por algum tempo com outro golfinho, que depois era solto no tanque onde esteve o primeiro. O segundo golfinho dirigia-se diretamente para o local do tanque onde havia a caixa fechada com alimento. Essa experiência foi realizada com outros objetos e de diversas formas diferentes, para comprovar que realmente, o primeiro golfinho “contou” para o segundo o que havia no tanque.
Os golfinhos são capazes de utilizar ferramentas.
 
 
……Desde a década de 80 se sabe que os golfinhos levam esponjas do mar devidamente “instaladas” no seu bico a fim de protegê-lo ao vasculhar a areia do fundo do mar à procura de peixes, comportamento praticamente exclusivo das fêmeas da espécie.
……Outra curiosidade sobre o uso de ferramentas, é que os golfinhos que se utilizam delas podem ser considerados verdadeiros “workaholics”, pois passam muito .mais .horas .caçando .do .que. os .que
não as utilizam, se tornando mais solitários passando mais tempo em águas profundas.
A única coisa que os golfinhos não conseguem é uma forma de registrar a linguagem tal como a nossa escrita… ainda!
 
 
……Diante de tamanha demonstração de inteligência, há quem cogite sobre a criação de um programa de computador capaz de traduzir os assobios dos golfinhos em linguagem humana, mais precisamente em forma de texto e vice-versa, traduzindo o texto escrito para a linguagem dos golfinhos.
……Este trabalho já foi realizado com chipanzés e os pesquisadores obtiveram resultados surpreendentes. Por que não com os golfinhos, que aparentemente são mais inteligentes que os macacos?

 Fonte: Universos Paralelos

0 comentários: