O Chacra Laríngeo & a Comunicação

01:52 Escola Flor da Vida 0 Comments



por Conceição Trucom - mctrucom@docelimao.com.br

Hoje em dia parece epidemia: tem muita gente com problemas na tireóide. Fico sabendo porque os sucos desintoxicantes precisam ser tomados em jejum e a pergunta comum dos leitores é: tomo antes ou depois do meu remédio para tireóide?
A resposta é depois, mas... (outro momento explico) o fato é que, embora em plena era da comunicação, estamos em sérios apuros.
1) Somos passivos ao dar ouvidos para escutar tanta coisa ruim. Ou seja, se não sabemos filtrar e focar nossos setores de interesse, nossos sentidos podem estar cumprindo função de lixeira... que leva à depressão e desesperança = comunicação não inspirada, não criativa.
2) Somos preguiçosos para praticar o silêncio, a meditação... que leva a uma dificuldade crescente para perceber o mundo real, base das soluções assertivas e praticar o autoconhecimento.
3) A ordem é falar por falar: mesmo que não tenha conteúdo algum. Vide as músicas de sucesso... que nos levam ao vazio existencial.
Chacra Laríngeo
Bem na altura da garganta, na linha dos ombros. Está interligado à rede nervosa cervical e controla as glândulas tireóide e paratireóide, o aparelho respiratório, incluindo o nariz, ouvidos, a boca, as cordas vocais, a traquéia, os pulmões e a pele.
Hum! Rede nervosa cervical... Estresse, tensões de nuca e pescoço? Ombros sobrecarregados, peito fechado? Pode parar, certo?
Portanto, todos os exercícios de alongamento: pescoço, nuca e cabeça, seja dorsal ou facial. Praticar DIARIAMENTE para facilitar a saúde do laríngeo, por extensão, da nossa comunicação.
Sentido: Audição - Faculdade: Concentração, Amor
Cor: Anil - Elemento: Éter
E, muitos pensam que comunicar-se é falar, usar as cordas vocais. Entretanto, o sentido real deste chacra é a audição. O silêncio, a captação focada no amor. A percepção do éter.
Porém, quando se faz necessário falar, os pulmões precisam ser bastante funcionais, potentes reservatórios grandiosos de ar, umidade e prana!
Mas todo chacra tem seu par de ligação direta e de compensação. Cada dupla tem uma polaridade complementar: um dá força e sustentação ao outro para serem plenos, tônicos. No caso, laríngeo e umbilical formam este par perfeito.
Chacra umbilical
Também chamado de hara ou sexual, é responsável pelo controle do aparelho reprodutivo, incluindo vagina, ovários, útero, trompas, pênis e testículos. Saindo do plano físico, é o centro da razão, da lógica e da análise, uso de informações memorizadas. Pessoas cultas o têm bastante desenvolvido, e grandes mentes o dominam. É através deste chacra que as pessoas vivem, pensam, se preocupam e viajam ao plano astral. Abrimos este chacra naturalmente entre os 8 e 14 anos, quando começamos a perguntar por quê e aprendemos a pensar. Também a gestar.
Sentido: Paladar - Faculdade: Intelecto
Cor: Laranja Avermelhado - Elemento: Água
Em outras palavras, para nos comunicarmos bem, é fundamental ter o umbilical pleno, forte, maduro...
A tabela abaixo foi construída para meus Cursos de Meditação. Ela é bem completa e ilustra a responsabilidade de suprimento energético que cada chacra exerce sobre todo o nosso Ser.

OS CHACRAS PRINCIPAIS E PARTES DO CORPO QUE ALIMENTAM



Vamos aos 3 exercícios que recomendo para fortalecer a nossa capacidade de realizar uma boa comunicação, seja ela física ou metafísica. Presente ou onipresente. Ativa ou passiva. Transbordante ou contagiante...
Exercício 1 - Audição - Massagem orelhas
Simples e poderoso, é um dos exercícios da Ginástica Cerebral criado pelo Dr. Paul Denison. Faça o aquecimento dos 400 terminais nervosos da audição, massageando suavemente em torno de toda a borda das suas orelhas. Começando com movimentos de cima para baixo. Faça nas 2 orelhas ao mesmo tempo por 1 minuto ou mais. Isso vai aquecer suas orelhas e ajudá-lo a escutar muito melhor, auxiliando no aprendizado de línguas, na memória musical e auditiva.

Exercício 2 - Cordas vocais - Bocejo energético
Excelente para relaxar toda a musculatura da face e, principalmente, as suas cordas vocais. Faça toques, com as pontas dos dedos indicador e médio, nos pontos tensos do seu maxilar superior. Permita-se muitos bocejos, longos e relaxados, pois não existe exercício melhor para relaxar e liberar tensões da face.


Exercício 3 - Fortalecendo o chacra umbilical (hara) e os pulmões
Excelente para dar força e modulação de voz. Todo comunicador precisa deste tipo de exercício, se possível, diário.
Compre um pacote de bexigas de aniversário. Use uma por dia da seguinte forma: Encha a mesma bexiga do dia por 3 ou 4 vezes. As primeiras vezes, quando a bexiga ainda está meio dura, será mais difícil encher. Haja pulmões e hara (útero). Mas este é o exercício. Quando ficar fácil encher a bexiga, é hora de finalizar o exercício do dia...
No dia seguinte, será bexiga novinha...
Caramba, são muito exercícios bacanas. Leia mais este: Meditação Guiberish.
Texto e exercícios baseados nos meus dos livros Alimentação Desintoxicante (Editora Alaúde) e Mente e Cérebro Poderosos (Editora Pensamento-Cultrix).

0 comentários: