Origens do Sistema Usui e seus níveis

12:18 Escola Flor da Vida 0 Comments


Origens do Sistema Usui

O sistema Usui Original tem suas raízes no Budismo Tendai e no Shintoismo. O Budismo Tendai ( uma forma de budismo Místico ) contribuiu com ensinamentos espirituais, e o Shintoismo contribuiu com métodos para o controle e o trabalho com energias. Usui teve uma forte formação no kiko (cultivo de energia) e numa arte marcial com uma forte influencia Zen (Yagyu Shinkage Ryu), e também teve treinamento Zen. Esses estudos contribuiram ao sistema que ele desenvolveu.
Também parece haver uma forte conexão entre o sistema Usui e Shugendo (asceticismo montanhês). Esse sistema era baseado em viver e praticar os princípios do Reiki; esse era seu centro. A grande maioria dos estudantes de Usui começou como seus clientes, pessoas que vinham a ele porque queriam ser tratadas. Ele os conectava ( iniciava ) de forma que eles eles podiam tratar-se e, se quisessem se desenvolver começavam um treinamento formal. O treinamento era como o treinamento em Artes Marciais não  havia tempo fixo: somente quando tinha adquirido o conhecimento e a prática suficiente o praticante era convidado a passar para níveis mais altos.

Primeiro Grau (Shoden)

O Primeiro Grau (Shoden) era muito simples, e parece que Usui ensinou centenas de pessoas nesse nível. Shoden era o Nível de abertura a energia, o`que era feito através de muitas energizações / iniciações Reiju ( rituais simples de conexão ), era usado na limpeza energética e na auto-aplicação.

O estudante pratica formas diferentes de auto-cura, inclusive meditações, canta e vivencia as afirmações do Reiki, e  pratica dois de exercícios com energia. Os exercícios ensinados no nível de primeiro-grau eram e são Kenyoku e Joshin Kokkyu Ho que são ensinados no Usui Reiki Ryoho Gakkai como parte de uma sucessão mais longa de exercícios chamados ‘Hatsurei Ho '.

Eles estudavam principalmente alguns poemas ‘Waka' selecionados, escolhidos por Usui por possuirem sons sagrados (kotodama). Era apresentado ao estudante o conceito de Consciencia e Uso Total de todo o Potencial da Mente, e ele focalizava-se em desenvolver a consciência do seu Hara; isso conduziria ao nível de segundo-grau.

O estudante nào podia tratar outros no primriro nível.

Segundo Grau (Okuden)

O Segundo Grau (Okuden) era dividido em 2 Níveis (Zenki e Kouki). Maybe 70 students reached Zenki, and maybe 30 reached Kouki level. O Segundo-Grau proporciona a potencialização de sua habilidade como canal, fazendo-o mais familiar com energias específicas e facilita um estado mental particular para receber ensinamentos espirituais.

Você torna-se um forte canalizador Reiki recebendo energizações ( iniciações de cura ) Reiju regularmente e praticando exercícios para enegização. A prática continuada de Reiju reforça sua conexão com a FONTE e auxilia no crescimento espiritual. Você trabalha na renovação de sua conexão fazendo diariamente exercícios com energia que a tornam diferente de na sua forma e qualidade da captada e trabalhada no 1o Grau.

O ensinamento espiritual contido no 2o Grau envolve o estudo de sutras Budistas, principalmente o sutra do Lotus, o sutra do coração e o sutra do Diamante. O Sutra do lotus é o principal documento do Budismo Tendai.
Embora uma fonte de informação original reivindique que Usui se tornou um budista Shingon, os seus estudantes sobreviventes insistem que ele era ‘Tendai em 1926. O fato de ser Tendai não fez com que deixasse de se envolver em outras tradições espirituais no Japão.

A Consciencia Total - Mindfulness - é mais enfatizada nesse Nível.


Zenki


No primeiro dos dois níveis de segundo-grau (Zenki) você praticaria ‘' tornar-se as energias que no Ocidente nós usamos os símbolos ChoKuRei e SeiHeKi para representar: estas energias são vistas como o Ki da terra Ki e o Ki divino. Essa prática é realizada praticando várias meditações durante muitos meses, ou meditando em sons sagrados, ou exercitando um pouco de ambas. Você aprendeu a ‘tornar-se' estas energias num período longo de tempo para mover-se em seu caminho rumo a iluminação ( esclarecimento ) e promover sua Auto-Cura. Este processo não pode ser apressado, você teve aprender a ‘se tornar ' completamente as energias, uma energia de cada vez.

Os sons sagrados que eram usados nos processos de Auto-Cura e de desenvolvimento espiritual, podem também ser usados para tratar outros, e os estudantes podiam fazer alguns tratamentos a este nível, entretanto, a Cura de Terceiros era uma linha secundária quanto ao objetivo do sistema. Os tratamentos eram aplicados por algumas posições de mãos, simples, que eram usadas na cabeça, entretanto isto não foi ensinado a todos os estudantes, e o foco estava muito na intuição em termos de colocação das mãos e em termos de qual energia seria enfatizada durante o tratamento.

Os sons sagrados, chamados Kotodama’ (ou ‘Jumon’ na perspectiva Budista), são uma herança do Shintoismo, a primitiva religião do Japão. É uma cultura muito antiga. Nos faz voltar aos mistérios da história japonesa antiga, no tempo que o som falado da voz humana podia parar exércitos, matar, curar e controlar o tempo. Sào 3 kotodama, ou jumon, ensinados no 2o Grau, representando as 3 energias que no Ocidente representamos pelos símbolos.
As duas energias que foram introduzidas a Okuden Zenki e tiveram que ser integrado completamente antes de você passasse para Okuden Kouki.

Kouki

Na segunda parte do 2o Nível (Kouki) o praticante é apresentado ao conceito de unicidade, um das metas do sistema, em que são usadas meditações e/ou o uso de um Kotodama, até que o estudante possa experimentar a total unicidade, ser um com o Todo. A Cura a distância é uma expressão do "Ser um com o Todo", e, nesse ponto os estudantes já teriam percebido que podiam realizar essa cura com facilidade.

Na realidade, tratar outros também é uma expressão da unicidade.


Técnicas de tratamento

Todas as outras ' técnicas Usui' practicadas pelo Usui Reiki Ryoho Gakkai (a associação japonesa que leva o nome de Usui) e passadas a nós por Arjava Petter e Hiroshi Doi não são, na realidade, ‘técnicas do Usui Teate original '. São técnicas japonesas QiGong contidas num manual de QiGong, publicado em 1927 pela Marinha Japonesa e enviado a todos os Oficiais Imperiais. Sabe-se que Usui conheceu estas técnicas, porque ele tinha praticado kiko, mas elas não fizeram parte do seu sistema. Você lerá depois que poderia haver uma ou duas técnicas usadas no ‘Gakkai que Usui só ensinou aos Oficiais Navais, que precisaram de ajuda extra com o sistema.



Meditações

O interessante nas meditações que Usui ensinou aos seus estudantes é que só eram ensinadas quando os estudantes estavam completamente familiares com as energias que já estavam conectados, assim, funcionavam como um disparador para se conectarem com as energias que já estavam fortemente conectados internamente. No Oeste nós usamos símbolos para conectar uma energia pouco familiar a nós; no sistema Tradicional Usui você fica familiar com uma energia e então faz um caminho para ativá-la.

Nenhum símbolo foi ensinado no sistema Usui para a maioria dos seus estudantes, e assim as iniciações (rituais de conexão) não usavam símbolos. Dessa, passou-se muito tempo até que o sistema crescesse e fossem introduzidos símbolos para o benefício do Dr Hayashi e dos outros oficiais navais em 1923. Usui parece já ter ensinado o seu sistema já em 1915, talvez até mais cedo.

 

Níveis de mestre (Shinpiden e Shihan)

O Nível de Mestre  (Shinpiden e Shihan) envolve ensinamentos espirituais adicionais em que os envolvidos recebem Reiju e aprendem a iniciar outros. Você trabalha com um kotodama adicional, e pratica uma série inteira de meditações, ou exercícios de energia que se ligam e foram projetados para que avance ao longo de seu caminho espiritual e mais e mais perto de seu próprio satori.

Satori não significa o mesmo que o Sanskrito ' nirvana' ou bençãos espirituais onde você experimenta a unidade com o divino; não é uma coisa que acontece uma só vez e essa é a experiência total. Satori é um momento de reconhecimento, quando você tem um flash, um insight que o transforma de um modo fundamental. Acontece através de um longo período de meditação; é algo que você tem que trabalhar, para liberar dento de Você.

Conforme se aproxime o fim de seu treinamento como Mestre, você aprende a executar Reiju e iniciações em outras frequencias mais elevadas. Esse é o Nível ‘Shihan ': ensinamentos ocultos. Assim, o sistema nunca é completo, sómente quando você define e acha seu lugar cósmico.

Leva o tempo que levar pela prática continuada. 


Fonte: Apostila do Curso Teate Reiki

0 comentários: