Keukenhof - O Maior Jardim de Flores do Mundo

02:49 Escola Flor da Vida 5 Comments



O Parque Keukenhof, na Holanda, é o maior jardim de flores do mundo já feito pelo homem. 
Com 180 anos, ele tem o tamanho 35 campos de futebol entre grandes gramados, e só abre durante a primavera europeia, entre março e maio. Por temporada, ele recebe mais de 800 mil turistas.
O parque foi feito por um paisagista alemão, no estilo inglês, que era a tendência da época. Como tem a maior coleção de tulipas do mundo, ele atrai muitos turistas. Em seu espaço, há lagos ornamentais com cisnes, canais para passeios de barco, alamedas entre árvores seculares que perdem as folhas durante o inverno e, principalmente, seu maior espetáculo: os canteiros de flores que ocupam a maior parte da área.








A exuberância e o equilíbrio de cores é o que faz deste parque o mais fotografado do mundo. Todos querem muitas fotos para levar para casa a lembrança das mais belas flores que os holandeses já produziram.
São 7 milhões de flores de bulbos, mais da metade tulipas plantadas uma por uma, por apenas 30 jardineiros. O plantio começa em agosto - na camada de cima estão as flores que abrem antes, na mais profunda as que demoram mais. E a partir de abril abrem os primeiros botões.
A tulipa é a flor-símbolo da Holanda, mas não é nativa do país. Elas vieram da Turquia, e só chegaram aos países baixos pelas mãos dos botânicos holandeses em 1560. O nome vem do turco "turband", que quer dizer turbante, por causa da forma da flor.
As tulipas em canteiros monocromáticos, em várias cores que contrastam entre si, que formam canteiros desenhados em forma de tulipas são o encanto dos mais de 800 mil turistas que visitam Keukenhof a cada temporada.



O responsável pelos desenhos dos quase 5 mil canteiros que encantam o mundo é o holandês Jasper van der Zon. Durante um ano ele planeja no computador as formas e as cores que serão renovadas por completo. Jasper diz que, a partir dos projetos, encomenda os 7 milhões de bulbos de 90 dos melhores produtores da Holanda, com mil variedades de tulipas diferentes. Em 2011, são 200 cores novas.
Os bulbos não são cobrados pelos produtores, que exibem no parque suas mais fantásticas flores. Afinal, Keukenhof é a maior vitrine floral em campo aberto do mundo - não poderia haver propaganda melhor.
Próximo ao conjunto de sinos que tocam a cada 15 minutos fica a atração do parque - um moinho de 180 anos para drenar água dos campos alagados para o mar. Keukenhof ganhou o moinho depois da Segunda Guerra Mundial, quando os produtores de bulbos começaram a fazer feiras anuais de flores no parque para reerguer a economia do país.




 Entretanto, há 60 anos a situação está diferente: atualmente, cerca de 7 milhões de flores preenchem os 32 hectares do parque, entre narcisos, jacintos, bulbos e principalmente tulipas.
Vermelho, amarelo, azul, verde, rosa...a impressão que se tem é a de estar em um mar de flores coloridas, metricamente posicionadas para formar canteiros impressionantes. Entre as plantações, lagos, fontes, obras de arte, moinhos de vento e praças completam o cenário, onde é possível andar de bicicleta, de barco ou simplesmente a pé.















5 comentários:

  1. Fotos lindíssimas! Um paraíso...Muito obrigada por mostrar. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito ! Muito Lindo !

    Deixarei aqui o link do meu blog também, para que possamos manter a corrente !

    www.ociosidademoderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Pode o homem criar uma coisa maravilhosa dessas?

    Isso é obra de Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero ir lá... q beleza divina... Obrigado por partilhar

    ResponderExcluir
  5. UMA BELA OBRA DE ARTE NA NATUREZA ...PARABÉNS!

    ResponderExcluir