Os cinco princípios do Reiki

10:58 Escola Flor da Vida 0 Comments

O método secreto que convida à felicidade.
A medicina espiritual para todos os distúrbios da mente e do corpo.

Apenas hoje, não se irrite.
Apenas hoje, não se preocupe.
Apenas hoje, agradeça suas bênçãos e seja humilde.
Apenas hoje, ganhe a vida honestamente.
Apenas hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.

De manhã e à noite, sente-se em posição Gassho e repita essas palavras em voz alta e para seu coração

 

Este é o Método Usui Reiki para cura do corpo e da alma.

Conforme e história oficial da redescoberta do Reiki. Mikao Usui, após ser abençoado com essa dádiva decidiu compartilhá-la com os mais necessitados dela. Passou, então, a tratar pessoas desamparadas, doentes, que viviam nas ruas. Ele obteve muito sucesso em sua missão, promovendo muitas curas. Porém, constatou que grande parte daquelas pessoas retornava a condição de mendicância, pois, segundo elas,  isso era mais fácil que se esforçar em um trabalho.
Foi então que ele compreendeu que não basta curarmo-nos apenas externamente, que a verdadeira cura vem através de uma transformação interior. De outra forma essa cura será passageira.
Essa história nos permite reconhecer a importância dos Cinco Princípios do Reiki.
Quando um reikiano decide, não apenas, utilizar o método do Reiki através da canalização da energia cósmica e da aplicação dessa energia, mas também, a sabedoria desses princípios, aplicando-os em sua vida. Seus benefícios são mais amplos e plenos.
Quando estamos com o padrão vibratório elevado atraímos as manifestações de mesmo nível, o mesmo ocorre com o oposto.
Por essa razão é, o “Método Secreto para Receber Bênçãos” e o “Remédio Espiritual para Muitas Doenças”.
Eles beneficiam não apenas o terapeuta, mas também, o receptor.
“De manhã e à noite, sente-se em posição Gassho e repita essas palavras em voz alta e para seu coração”. Esse ritmo é importante para que essa prática torne-se um hábito. É este hábito que nos permitirá acessar o potencial de transformação e criação desses princípios.

7.1 - MEDITAÇÃO GASSHO

Gassho significa “duas mãos se juntando, unidas ou em prece”. A pronúncia correta é “gáshô”. É colocar-se num estado receptivo para ouvir o Criador, promovendo um centramento, levando-nos em direção ao vazio.

 

·  Sente-se o mais ereto possível, é bom apoiar as costas e relaxar os ombros, feche os olhos e respire profundamente três vezes;
·  Mantenha as mãos relaxadas e unidas em frente ao peito ou garganta, com os dedos direcionados para cima;
·  Focalize a atenção no ponto onde os dedos médios se tocam. A concentração no toque dos dedos ajudará a manter o tônus da meditação Gassho, sem grandes devaneios;
·  Quando sentir um bom nível de tranqüilidade mental, repita pausadamente, refletindo suas palavras, os cinco princípios do Reiki.

7.2 - Apenas hoje, não se irrite.

Nossas emoções nos pertencem, se alguém fizer ou disser algo que nos deixe irritado, enraivecido é porque essa emoção já existe. Essa pessoa apenas “acionou o interruptor” que a fez se manifestar. Nós somos a fonte dessa emoção.
A melhor forma de agirmos nesta situação é agradecermos a essa pessoa por ter nos mostrado que essa emoção existe e desta forma daremos o primeiro passo para transmutá-la.
Quando temos consciência de que somos a fonte de nossas emoções e de que elas, também, são energias, fica mais fácil nossa relação com elas, pois, podemos nos dirigir à fonte e transformá-las em amor.
A única forma de se vencer uma guerra, é não entrarmos nela. Um grande exemplo disso é Mahatma Gandhi que libertou seu país sem o uso da violência, apenas o amor.

7.3 -  Apenas hoje, não se preocupe.

Nossa energia é direcionada ao nosso foco. Se nos preocupamos com algo, direcionamos nossa energia para essa preocupação. No entanto, ela poderia ser mais bem aproveitada para a superação deste desafio.
Quando a ansiedade e a preocupação estão presentes, as dimensões são distorcidas, os desafios sempre parecem maiores do que realmente são.
A “pré-ocupação” não irá evitar um acontecimento, ao contrário, ela poderá torná-lo mais extenso, pois ele já estará causando sofrimento mesmo antes de se manifestar. Nossa vida acontece em ciclos, portanto, projetemos nossa energia na semeadura, desta forma a colheita será sempre abençoada.

7.4 -  Apenas hoje, agradeça suas bênçãos e seja humilde.

Diariamente, a cada momento, temos uma razão para expressar nossa gratidão.
Todo momento tem um potencial criador, transformador. E mesmo determinadas situações que nos parecem um castigo, futuramente, poderemos reconhecê-las como uma bênção.
Cada momento é um momento único e uma fonte de aprendizado. Se tivermos essa consciência, reconheceremos os “presentes divinos” que estão presentes em cada momento.
A humildade é a consciência de que tudo é parte do Todo. Tudo no Universo tem a mesma importância. Pois somos todos, manifestações da mesma energia.
Sermos humildes é fazermos nossa parte sem nos preocuparmos com o reconhecimento, apenas pela satisfação de estarmos cumprindo nossa missão e termos consciência de que a nossa é, não mais e nem menos importante, que a missão de nossos semelhantes.

7.5 -  Apenas hoje, ganhe a vida honestamente.

Fazermos o que deve ser feito é gratificante. Aprendermos a amar o que fazemos uma bênção. Sermos corretos em nossas atividades é mostrarmos nossa gratidão e reconhecermos essa bênção.
A honestidade é uma semente preciosa, entre seus frutos estão a tranqüilidade e a abundância. Quando trabalhamos honestamente somos abençoados com o suprimento de todas as nossas necessidades.

 

7.6 - Apenas hoje, seja gentil e amável com todos os seres vivos.

“Não somos ondas, somos parte do oceano. Embora indivíduos afetamos o universo à nossa volta”. Tendo consciência de que tudo no universo é manifestação de uma mesma energia, ao projetarmos nosso amor aos nossos semelhantes e/ou à natureza, estaremos sendo beneficiados, também, com isso.
Muitas vezes, o simples ato de sorrirmos para alguém que encontramos a caminho do serviço, estudo, etc... é capaz de transformar inteiramente o dia dessa pessoa. E isso, não nos custa nada, ao contrário, nos beneficia pois o amor é uma energia ilimitada, inesgotável. Quanto mais a projetamos, mais temos a nossa disposição. E ele sempre reflete-se em nossa direção.

Existem várias versões dos Cinco Princípios do Reiki, porém todas com a mesma essência. Esta é a com que mais me sintonizo e minha forma de compreendê-los.

0 comentários: