Uirapuru - O pássaro sagrado

12:51 Escola Flor da Vida 1 Comments






Ontem realizamos um curso de Cura Shamanica Ama Deus. Um sistema puramente espiritual dos guaranis que existe há mais de 6000 anos. Como os Pajés Guaranis me falaram, haveria muitas pessoas neste curso e realmente tivemos 45 pessoas na sala de conferencia. Energia muito poderosa e forte. E como todo xamanismo não poderia faltar regressão de vidas passadas, estados alterado de consciência, contato com os seres espirituais e encontro com animais de poder. Obrigado a Tupã, Mãe Terra, aos Guaranis e a todos do curso de ontem.


O sistema Ama Deus em seu sistema relata sobre o Uirapuru, que segundos os guaranis é um pássaro sagrado e mágico.

Irapuru, é o pássaro sagrado da selva amazónica é o aliado animal dos Guaranis e mensageiro espiritual.
Pássaro irrequieto que se locomove rapidamente em meio às folhagem ou mesmo no
solo. Devido a sua rapidez ele muitas vezes aparece e desaparece entre as folhas e arvores da floresta, esse é um dos motivos que ele é considerado mágico pelos guaranis, o outro é pelo seu canto longo e melodioso, que só duram quinze minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época de construção do ninho, que dura apenas quinze dias durante o ano todo. O canto do uirapuru ecoa na mata virgem. O som, puro e delicado como o de uma flauta, parece ter saído de uma entidade divina. Os caboclos mateiros dizem com grande convicção que, quando canta o uirapuru, a floresta silencia. Como se todos os cantores parassem para reverenciar o mestre.


Lendas sobre o Uirapuru

"Um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Como não poderia se aproximar dela, pediu à Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou - o em um pássaro vermelho telha, que à noite cantava para sua amada. Porém foi o cacique que notou seu canto. Ficou tão fascinado que perseguiu o pássaro para prendê-lo. O Uirapuru voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o Uirapuru voltou e cantou para sua amada. Canta sempre, esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que o Uirapuru é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor."

**"Dizem que no Sul do Brasil, havia uma tribo de índios, cujo cacique era amado por duas moças muito bonitas. Não sabendo qual escolher, o jovem cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse melhor pontaria. Aceita a prova as duas índias atiraram as flechas, mas só uma acertou o alvo. Essa casou-se com o chefe da tribo." "A outra, chamada Oribici, chorou tanto que suas lágrimas formaram uma fonte e um córrego. Pediu ela a Tupã que a transformasse num passarinho para poder visitar o cacique sem ser reconhecida. Tupã fez a sua vontade. Mas verificando que o cacique amava a sua esposa, Oribici resolveu abandonar aqueles lugares. E voou para o Norte do Brasil, indo parar nas matas da Amazônia. Para consolá-la, Tupã deu-lhe um canto melodioso. Assim canta para esquecer as suas mágoas, e os outros pássaros quando encontram o uirapuru, ficam calados para ouvir as suas notas maravilhosas. Por causa de seu canto belo, chamam de professor de canto dos pássaros."

** "Um pássaro de plumas vermelhas e canto perfeito é atingido por uma flecha de uma donzela apaixonada e se transforma num forte e belo guerreiro. Muito enciumado, um feio e aleijado feiticeiro toca uma linda música em sua flauta encantada e faz com que o jovem desapareça. Desde então, só restou a bela voz do guerreiro na mata. É muito difícil conseguir ver o uirapuru, mas com frequência seu canto perfeito é ouvido."

** " Reis e rainhas cobiçam uma pena ou um pedaço do ninho do uirapuru, tidos como precioso talismã. O homem que tiver uma pena, diz a lenda, será irresistível às mulheres e terá sorte nos negócios. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá o amado fiel e apaixonado por toda a vida. O felizardo que ouvir o canto deve fazer um pedido e este será prontamente realizado."

Um comentário:

  1. queria ouvir o dia todo este silvar. q pazzz queria ir até a floresta e ver um assim cantarolando bem pertinho de mim...

    ResponderExcluir