Ego

20:07 Escola Flor da Vida 5 Comments



Há algo sobre você mesmo que você não sabe. Algo que você nega existir. Até ser tarde demais para fazer alguma coisa a respeito. É o único motivo pelo qual você levanta toda manhã. O único motivo pelo qual você aguenta o chefe intragável, o sangue, o suor e as lágrimas. É o porque você quer que as pessoas saibam o quanto você é bom, atraente, generoso, engraçado, maluco e inteligente. Tenha medo de mim ou me reverencie. Mas por favor, me considere especial. Compartilhamos um vício: a necessidade de aprovação. Todos nós queremos um tapinha nas costas e o relógio de ouro, o grito da torcida. Olha só o garoto inteligente com o brasão polindo o troféu. Continue brilhando diamante maluco! Afinal somos macacos de terno, implorando pela aprovação dos outros. Se soubéssemos disso, não faríamos isso tudo. Alguém está escondendo isto da gente e, se tivéssemos uma segunda chance, você perguntaria: por quê?

O ego é o pior dos trapaceiros em que podemos pensar, em que podemos imaginar, porque você não o vê.
O problema é que o ego se esconde no último lugar em que você procuraria: em si mesmo!

Ele disfarça os pensamentos dele com os seus pensamentos e os sentimentos dele com os seus sentimentos. Você acha que é você.

As necessidades das pessoas de proteger seus próprios egos não conhece limite. Elas mentem, roubam, enganam, matam, fazem o que for preciso para manter o que chamamos de fronteiras do ego.

As pessoas não têm idéia de que estão numa prisão, não sabem que há um ego, não conhecem a diferença.

Primeiro, é muito difícil para a mente aceitar que há algo além dela mesma. Algo mais valioso e mais capaz de discernir a verdade em si.

Na religião, o ego se manifesta como o demônio e, é claro, ninguém percebe o quanto o ego é esperto porque, ele criou o demônio para que você culpe o outro.
Ao criarmos este inimigo externo imaginário, criamos um inimigo de verdade para nós mesmos e isto se torna uma ameaça real para o ego, mas isso é também criação do ego.
Não existe nenhum inimigo externo, não importa o que a voz na sua cabeça diga. Toda a percepção do inimigo é a projeção do ego como inimigo.

O seu maior inimigo, é a sua própria percepção, sua ignorância, o seu ego.

Frases do filme Revolver 

5 comentários:

  1. ...de todas as forma o ego faz com que o individuo creia que ha um elemento externo contribuindo para determinados comportamentos e vícios;nao é facil lutar para que comece um trabalho de de observaçao de nós mesmos,mas tem uma coisa que se pode garantir;quem dá o premeiro passo e percebe um progresso por menor que seja...já mais volta á ser como era,nem que seja um melímetro...ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Na hora que li o texto me veio esse filme a mente.. e a frase que aparece logo no ínicio...
    "O nosso pior inimigo se esconderá no ultimo lugar que nós procurarmos".
    Ou seja, dentro de nós mesmos...
    Pra quem quer conhecer um pouco mais das façanhas do ego.. recomendo esse filme.

    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  3. ´Só existe uma forma de lidar com esse irmão: "JESUS" Uirmão. estou nessa batalha à sete anos sem JESUS não ha como prosseguir.gd abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom, apenas discordo na parte do "demônio" (não o chamaria assim), concordo com tudo que disse sobre o Ego porém existem sim entidades espirituais, elas não passam simplesmente de uma personificação psicológica do ego ou algo do tipo, rs

    ResponderExcluir